.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Andrea Palladio - o nome da arquitetura de Vicenza

Toda cidade possui um nome... Um nome que a identifica, pelo qual é lembrada... E em Vicenza, este nome é Andrea Palladio. Arquiteto, projetou alguns dos monumentos mais significativos da cidade.  De simples canteiro a grande mestre, Palladio estudou e analisou diversas construções da antiguidade clássica e aplicou em seus projetos. Abaixo, um resumo da vida do arquiteto (fonte: http://www.infopedia.pt/$andrea-palladio)

Arquitecto italiano, Andrea Palladio, de nome verdadeiro Andrea de Pietro Della Gondola, nasceu em Pádua, em 1508, e morreu em Vicenza, na Itália, em 1580.

É um dos principais arquitectos do Renascimento italiano, começou a trabalhar como simples canteiro mas o seu valor foi reconhecido pelo Conde Gian Giorgio Trissino que lhe possibilitou uma educação humanista. Mais tarde, visitou os monumentos da antiguidade clássica em Verona, Istria e Roma, que estudou e analisou.

O seu protector possibilitou-lhe também o contacto com membros da aristocracia da região que lhe encomendariam a concepção de numerosas "villas" pelas quais ficaria famoso.

Em 1546, recebe a incumbência para a remodelação da Câmara de Vicenza, conhecida por a Basílica, que realiza fazendo uso rigoroso das ordens arquitectónicas clássicas.

Nas suas villas usou os motivos da arquitectura clássica - pilastras, colunas, frontões - sem contudo lhes atribuir a monumentalidade inerente aos modelos da antiguidade mas sim conferindo-lhes uma escala humana. A mais famosa destas casas é a Villa Capra (1567), mais conhecida por La Rotonda, um edifício quadrado com um salão central redondo encimado por uma cúpula.

Em Veneza, projecta várias igrejas, a mais conhecida é San Giorgio Maggiore.

A sua última grande obra foi o Teatro Olímpico em Vicenza, inspirado nos teatros romanos e possuidor de um cenário permanente representando ruas com fachadas de estilo clássico.

Palladio foi também autor da obra I Quattri Libri dell'Architectura (1570) que ajudou a propagar o seu estilo por toda a Europa.

Se você quiser um aprofundamento maior sobre Andrea Palladio, aqui está o link da Wiki: http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Palladio (muito bom o texto).

Site do Centro Internacional de Estudos da Arquitetura de Adrea Palladio - Infomrações sobre suas obras, estudos, etc...: http://www.cisapalladio.org/

Foto: Wikipédia

2 comentários:

La Nostra Italia disse...

Oi Marcio, tudo bem?
Vi seu recado no meu blog e vim responder. Seus recados aparecem no blog sim. Eu até respondi a um seu comentando sobre os Reis Magos. Sera' que voce digita o codigo antispam depois do recado?
Abraços e boa semana!

Márcio Jardim disse...

Oi Juliana,
Então, eu devia estar fazendo algo errado... Mas agora tá tudo certo...rs
abraços e boa semana

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...