.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

sábado, 13 de agosto de 2011

Meu relato de viagem - dia 04 - Turim

Bom dia, amigos...

Primeiro: já vou esclarecer algo que provavelmente você já leu: "Turim (Torino) não é uma cidade legal para incluir no roteiro...", "Turim não é muito atrativa...", ..., etc, etc... Não é verdade. Este dia que eu passei em Turim foi um dos mais proveitosos - e gostosos - da viagem... Excluindo a volta... rsrs... Então, risca do seu caderninho que Turim não é convidativa, dê aquela limpeza no seu carro Fiat - Fabbrica Italiana de Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim) - se você tiver um, claro...-, pegue uma boa bisteca de boi (sim, um dos símbolos é o Touro,... Torino,... pegou o link?) e VEM COMIGO para...

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 04 - Turim

Acordamos muito cedo... Já tínhamos a passagem comprada para 7:10h da manhã... Arrumei minha mochila: mapa de Turim, vouchers da viagem de ida e retorno para Milão, roteiro turístico e, claro, a "merenda":


O PULO DO (GATO) TURISTA: Quando você já possui a passagem de trem - que você comprou pela internet e IMPRIMIU o voucher enviado pelo Trenitalia - deve prestar atenção no número do trem, pois as cidades de destino podem ser diferentes... É só olhar no voucher o nr. do trem e procurar nas telas de aviso e se dirigir ao binário correspondente...

Partimos para a Estação Central...

1º coluna: tipo de trem; 2º coluna: nr do trem; 3º coluna: cidade de destino;
4º coluna: horário de saída; 5º coluna: minutos de atraso; 6º coluna: binário...
Reparem na luz acesa do lado do nr 7 - coluna do binário:
ela avisa que o trem está partindo...

A viagem foi ótima... o Trem era Eurostar e, como comprei antecipadamente e aproveitei as tarifas do Trenitalia com descontos de até 60% - Tarifa MINI -, paguei 13 euros pela passagem... Agora sim eu vejo a diferença no trem... Rápido, silencioso, com ar condicionado... e o melhor: chega muito mais rápido, o que significa mais tempo para aproveitar a cidade.

Nosso trem...

Na passagem pelo Eurostar, os assentos já são marcados... você não escolhe onde vai sentar. O próprio sistema escolhe na hora da compra. Mas, não se preocupe: se você estiver acompanhado e comprar duas passagens no site, ele automaticamente coloca as duas pessoas juntas... Nossa carrozza - vagão - era o 6 (está escrito no voucher da internet qual é sua carrozza). Uma tela na entrada de cada porta avisa o nr. do vagão.

Imagem da janela, durante a viagem...

Os bancos são de dois lugares, um de frente para o outro, com uma mesa no centro, que se abre para lanches, notebooks, etc... O assento possui até tomadas...
Falei para o sr. ao lado do Eduardo ficar natural, pois eu tiraria uma foto para meu blog... olha a fisionomia de "natural" dele... rsrsrs

O controlador passou e pediu os bilhetes... entreguei o voucher impresso. Ele apenas anotou um código no celular, entregou a folha e seguiu  pelo vagão... Simples.

O PULO DO (GATO) DO TURISTA: Você não precisa trocar o voucher pelos tickets na bilheteria. Algumas pessoas só levam o código impresso no voucher e apresentam para o controlador. Mas, eu preferi levar todo o voucher impresso, pois nele constam todos os dados da viagem... Garantia!

Chegamos na Estação Torino Porta Nuova...

Nos binários...

A frente da Estação...

Muito bonita e organizada...

"Onde está o Márcio?!?"

Nosso objetivo durante a manhã era ver o Museu Egydio e a Galeria Sabauda... Pegamos o mapa e lá fomos nós...





Turim estava completamente repleta de bandeiras italianas em todas as casas, contruções, prédios... em homenagem a Comemoração dos 150 anos de Unificação Italiana. Deixou a cidade extremamente colorida e charmosa...

Paramos para tomar um café e o cheiro dos croissant de nutella me deixou louco...rs. Um café e um croissant: 2,50 euros...

Não foi muito difícil encontrar o Museu Egydio...


Preço do ingresso (esses são os meus, hein?!?) - 7,50 euros

Sobre o Museu: Você gosta de História Antiga? Então vai se apaixonar... Desde criança, sempre fui louco pelo Egito, então... eu amei. E, aguardem: um dia teremos o TÔ INDO PARA O EGITO...rsrsrs Há múmias, um livro dos mortos completo, adereços, ... fantástico. Como você leu aqui no blog, o Museu Egydio é um dos museus egípcios mais importantes do mundo (o segundo, depois do Museu do Cairo) devido a Bernardo Drovetti. Nascido em Piemonte, ele foi cônsul geral da França no Egito na época das guerras napoleônicas e de volta à Itália trouxe como prêmio de guerra um belo acervo de artefatos egípcios. E que acervo...

Uma das múmias do Museu...

Detalhe das mãos da múmia...



Conhecem o Indiana Jones?!?
Eduardo, na porta de um templo de pedra no interior do Museu



Ficamos um bom tempo no Museu... e vale a pena! É uma aula completa de História Antiga... Há uma sala com estátuas grandes lindíssimas... Mas, infelizmente a sala é fechada e toda na cor preta, e só há um facho de luz em cada estátua, impossibilitando tirar uma foto boa... No Museu, você pode tirar fotos, mas... SEM FLASH!

No andar de cima, encontra-se a Galeria Sabauda, com um grande acervo de pinturas...

Galeria Sabauda - 4 euros o ingresso
(Estou "saturando" as cores das fotos dos ingressos para os detalhes ficarem mais nítidos)

Lembram que eu falei que tirei apenas três fotos proibidas? Na Galeria Sabauda foi a primeira, pois lá é proibido tirar fotos. Uma moça tirou uma de um quadro... A monitora da sala pediu - muito educada - a máquina e apagou a foto... Então, já viu né?!? Mas, eu tirei umazinha só para mostrar a grandiosidade dos quadros...

Como vocês podem perceber, a foto está extremamente "tremida" devido ao meu nervosismo para tirá-la escondido e sem flash... Queria mostrar o tamanho dos quadros, em comparação com o Eduardo. Fiquei até vermelho! Rsrs... Concluí que, se eu fosse um ladrão, deixaria cair até meus documentos... rsrsrs

Saímos da Galeria e a fome apertou... Eu queria um restaurante mais típico, menos turístico... Encontramos um ótimo - e ainda SEM COPERTO (taxa para sentar à mesa):

Eu observando um senhor que estava tocando violino...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Neste restaurante, encontramos o TRE PIATTO... O que é isso? É a junção do primo piatto, secondo piatto... em porções menores, em um prato só... Legal, né? Principalmente pela economia... rs

Olha o meu prato: Caponatta, Pene ao pomodoro e Proschiutto com Melão... 6,20 euros; Taça de vinho branco: 3 euros. Total do almoço: 9,20 euros

Depois do almoço - que estava ótimo - ficamos mais um pouco no restaurante, saboreando o vinho, escutando a música do senhor com o violino e comentando como a vida é maravilhosa... e a Itália também... rsrs

Continuando o passeio, visitamos o...

Palazzo Reale,

o Palazzo Carignano,

o Palazzo Madama,

e o Duomo...
É aqui que está guardado o controverso "Santo Sudário" que, a cada 25 anos, é aberto para visitas...

Continuando o passeio, encontramos algo muito comum no Brasil: uma grande feira...


Olhem esses tomates...


Ao lado da feira, uma espécie de "Mercado Municipal"...


Pergunta para a atendente: "Como vocês preparam o cérebro de boi?"
Resposta: "A gente passa rápido na frigideira quente e come com pão..."
Ok!!!

Quer comprar um coelho?!? Ele vem até com os olhos...

Comprei um pedaço de pizza - vendida por kg - de funghi porccini neste mercado para agregar a merenda da tarde... Um pedaço muito grande custou a pequena quantia de 2,10 euros...

Quando saímos do mercado, a feira já estava sendo retirada... passamos por dezenas de barracas desmontadas de roupas, sapatos, frutas, verduras, legumes... Há de tudo!!! Vi bolsas falsificadas da Louis Vuitton - perfeitas - por 50 euros...

Fomos em direção ao Rio Pó... Ainda bem que todo o trajeto pode ser feito pelas calçadas cobertas das ruas... O sol estava castigando neste dia! Finalmente, descobri na Itália o que foi meu vício contínuo na minha viagem pela Espanha: a famosa GRANITA!!!

Eu, nas calçadas cobertas, com minha companheira: a GRANITA!!!

Duas de uma vez para aguentar o calor... 2,50 cada uma
A granita é como uma raspadinha de gelo com sabor... Os sabores mais comuns são Menta, Cola e Limão. A de menta é horrível, tem gosto de pasta de dente; a de Cola tem gosto de coca cola congelada com água; a mais gostosa é a de limão... e é igual ao café "tinta": levanta o astral!!! Vale muito a pena!!!

O PULO DO (GATO) TURISTA: Está com muito calor na Itália? Não tome muito gelatto... Eles são maravilhosos, mas dão muita sede devido ao excesso de açúcar e gordura... e uma "lesera danada". Experimente a Granita! Além de tirar a sede, ela esfria muito bem o corpo...

Chegamos no Rio Pó...

Antes, uma paradinha para tomar água nas fontes personalizadas de Turim...

O Rio Pó...



Antes da nossa próxima parada - Mole Antonelliana, que abriga o Museu do Cinema - fizemos nosso lanche... O calor estava tão forte, que chegou a derreter o queijo do sanduíche...rsrs Misto quente!!!

A Mole Antonelliana - Entrada no Museu, com o elevador: 9 euros

Eu adorei este tapa olho para dormir... Comprei um, mas sumiu...
Se alguém for a Turim, me avisa que eu mando o dinheiro para trazer um para mim...rs Tem para vender na lojinha da Mole...

O Museu do Cinema é interessante... Eles fizeram vários ambientes com temas de filmes... Existem roteiros originais, figurinos, peças de cenários... tem até algumas cadeiras para deitar e descansar... Em um ambiente, você pode ficar na frente de uma TV que fica rodando continuamente uma cena do filme Matrix. Se você se posicionar no lugar marcado no chão, você irá aparecer no meio do filme... é muito legal!!! Neste momento, seu lado criança aflora: você se empolga e faz dezenas de gestos bobos e ridículos... E se diverte até dizer chega... Depois, você descobre que as suas cenas ficam gravadas e passam em um telão para todos assistirem... então, você esconde o rosto e sai de fininho...rsrsrs

Eduardo, em um dos ambientes...

Star Wars...

Resolvemos subir de elevador para ver a vista de Turim no topo da Mole...

O elevador que sobe para o topo da Mole... Você vê todo o Museu...
Parece que você está suspenso no ar... Muito legal!

A vista...


O Eduardo, que gosta muito de vistas panorâmicas, ficou deslumbrado. Realmente, é muito bonita... você vê todos os detalhes da cidade, com suas ruas extensas, parques, colinas ao redor... ah, e aquele vento? Eu realmente não queria mais descer... Mas, infelizmente, descemos!!!

Caminhando mais alguns minutos, encontramos as ruínas romanas... A Porta Palatina - porta de entrada para a cidade romana no norte do país... O nome da cidade: Augusta Taurinum, fundada pelos romanos em 28 a.C.



Nosso trem sairia 20h57... E eram 19h... Resolvemos encontrar uma pizzaria para jantar. EXCELENTE IDÉIA!!! Encontramos uma pizzaria maravilhosa, tipicamente italiana...

Pizzaria Gennaro Esposito - Via Passalacqua 1/g - 10121 - Turim


MAMMA MIA!!! Maravilhosa!!!
Uma pizza Santanastasia (era o nome do sabor...rs): 9 euros (4,50 para cada um)
Uma birra: 3,50 euros

O dia, como mencionei no início do post, foi ótimo... Muito bom mesmo!!! Excelente!!!

Na volta, três problemas:

Primeiro - iríamos pegar o trem para voltar na Estação Porta Susa... A Estação em que descemos - Porta Nuova - era bonita, limpa e organizada. A Porta Susa estava suja, desorganizada e com um cheiro insuportável... Os banheiros - eu sei que é nojento, mas eu preciso falar isso... se você estiver comendo, pare aqui - estava repleto de fezes por todo o chão... Um nojo!!! A Estação estava em reforma, mas não era motivo para estar naquele estado.

Segundo - para ajudar, o trem atrasou 50 minutos... Foi a única vez em toda a minha viagem que um trem atrasou...

Terceiro - o trem estava lotado, com dezenas de pessoas gritando, cheiro de comida, chão imundo, crianças correndo atrás daqueles balões de hélio que se vende em parques de diversões (juro por todas as pizzas italianas que esta cena foi verdade)... E, para completar, dois homens obesos (falo isso não por preconceito, é que ficamos totalmente amassados e sem espaço para se mexer) estavam sentados no banco na nossa frente se beijando sem parar... Tudo bem, nada contra, sou uma pessoa totalmente esclarecida neste ponto! Mas - deixando bem claro que é minha opinião - é extremamente desagradável ver um casal (de homem e mulher, dois homens, duas mulheres...) demostrando de forma impetuosa e extravagante seus atos amorosos na frente de outras pessoas. Tentei dormir, mas eles ficavam a todo momento batendo os braços e as pernas na mesa...

O que a viagem de ida foi maravilhosa, a volta, bem... rsrsrs

Relevei tudo isso... Apesar de tudo, EU ESTAVA NA ITÁLIA!!!

Foi meu mantra durante toda a viagem de retorno à Milão: eu tô na Itália, eu tô na Itália, eu tô na Itália, eu tô na Itália,......................

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)

- Passagem de ida: 13 euros
- Lanche da manhã: 2,50 euros
- Entrada do Museu Egydio: 7,50
- Entrada da Galeria Sabauda: 4 euros
- Almoço: 6,20 o prato e 3 o vinho: 9,20 euros
- Pizza do mercado: 2,10 euros
- Granita: 2,50 euros
- Entrada da Mole Antonelliana: 9 euros
- Jantar: 4,50 pizza, 3,50 birra: 8 euros
- Passagem de retorno: 13 euros
- Diária no flat: 75 euros (37,50 para cada um) - preço super hiper mega promocional que a Ivy fez para nós dois devido ao blog... Ela de vez em quando faz promoções e tarifas convenientes para períodos iguais ou superiores a 5 dias... Se você se interessar pelo flat, entre em contato com a Ivy e veja o preço certinho, pois há variações dependendo da temporada, eventos, etc... O email da Ivy: viajando@hotmail.it

TOTAL DO DIA: 108,30 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 04 DIA - ROTEIRO FINAL: 125 euros

SOBROU: 16,70 euros

14 comentários:

Angela disse...

Olá Márcio, já voltou de sua viagem? Que legal, pelo jeito vc adorou.
Acabamos de chegar de nossas férias de verao: fomos para a Liguria e conhecemos todas a quatro regioes deste estado(Imperia, Savona, Genova e La Spezia) maravilhosos. Estivemos também em Turim e gostamos muito.A Riviera Francesa foi um encanto.
Vou visitá-lo sempre para ler seus relatos emocionantes desta sua incrível e inesquecível viagem.
Beijos e um ótimo final de semana.

Glaucia disse...

Oi Márcio !!
Estou adorando sua narrativa... É como quando a gente lê um livro e fica tentando imaginar todo aquele enredo acontecendo... Muito bom !! E louca pra se passarem os dias e finalmente vocês chegarem aos meus destinos... Afff estamos apenas no dia 04... Chega logo na Toscana, Veneza, Roma !!! hihihihi
Ahhh, e estou "agarrada" em você no Tô indo pro Egito !!
Abraços

Mariana Ribeiro disse...

Estou adorando seus relatos!! Na próxima viagem para a Itália vou incluir Torino no roteiro! Bjs.

Anderson Barros disse...

E ae Marcião ... na "PREVISÃO DE GASTOS DO 02 DIA - ROTEIRO FINAL: 125 euros", apenas altere o nº "2" para "4", pois se trata do quarto dia, apenas para não nos confurdirmos rsrsrs ... forte abraço

Carlos disse...

Olá meu caro Márcio imprevistos acontecem, mais como falou vc tava na Itália, passei alguns apertos tb mais tudo pra mim era festa, eu dizia q era com emoção rsss, hoje vie q responde os comentário e fiquei muito satisfeito com sua atenção obrigado e parabéns mais uma vez.

Luciana disse...

Olaaaa....Acompanho seu blog todos os dias...dando F5 pra ver os posts logo..to amando!! obrigada por compartilhar!

Tenho uma duvida sobre Pompeia q disso ta dependendo pra fechar o roteiro e comprar as passagens.

Vi que vc ia fazer isso e queria saber se deu certo, se vale a pena ou se eu esqueco lol

Queriamos aproveitar e ir de Roma a Sorrento (beeem cedo), mas parando em Pompeia pra conhecer as ruinas. Sobre questao de malas. Tem como deixar malas grandes (nao mochilao...mala mesmo) na estacao la Pompei Scavi? Cabe? E tranquilo? Seguro? queriamos fazer isso..e depois ir pra Sorrento pro hotel....pois no dia seguinte iremos a Capri. Mas caso vc falar q nao rola deixar as malas na estacao..aih vamos fazer um Roma/Sorrento e no dia seguinte voltar a Pompeia.

Soh mais uma coisinha, vc gostou de Assis? Vale a pena? parece ser uma cidadezinha muito legal...e pensamos num bate-volta pra la de Roma

Anônimo disse...

Ola Marcio:
Estou amando ler seus relatos....sinto-me como se estivesse fazendo a viagem c vcs.meu marido e eu pretendemos ir p a Italia em julho de 2012...nem preciso dizer como esta sendo gostoso ir anotando todas suas dicas.Parabens e "mate" minha curiosidade contando logo toda sua viagem.Tenha uma ótima semana!!!Abraços Deni

Unknown disse...

Marcio

Vc tem toda razao: Torino è linda!!!! E pra quem gosta de esoterismo existe um tour chamado Torino Magica que è feita durante todo o mes de agosto! Eu nunca fiz, mas quando eu fizer eu conto pra voces!Diz a lenda que Torino faz parte do "triangulo branco" juntamente com as cidades de Leon e Praga e ao mesmo tempo faz parte do "triangulo negro" juntamente com Londres e San Francisco.

Quando vc fizer o To indo pro Egito, to dentro! Passei minha lua de mel la e posso de dar uma maozinha! Vc vai amar o Egito!

José Geraldo disse...

Quando virão os comentários de Roma?
Vou para lá no fim de setembro e gostaria de saber dos gastos que você teve por lá, principalmente comida e supermercado.

Abraço

Anônimo disse...

Olá Marcio!
Estou chegando agora no seu BLog e já estou anotando tudo!
Eu e minha esposa vamos fazer um passeio na Itália em maio/junho de 2012 e como Vc, não gostamos dos "pacotes". Nossa diferença é que não ficamos em uma cidade e fazemos os "bate e volta", preferimos esgotar uma cidade e daí seguir para outra - (mochila nas costas...). De qualquer maneira seu diário é formidável, escreva MESMO um livro(?) terá sucesso! Estou lendo também seus preparativos. Aguardo suas novas postagens!
Parabéns! Qando começar o da França acredito que possa dar algumas dicas! Um abraço Arthur
Obs to procurando minha URL ???????????

Anônimo disse...

Bom, não senti mal cheiro nos italianos, em tdos os lugares por onde andei realmente não observei que pessoas cheiravam mal pela sujeira, ou porque não tomavam banho.Felizmente algumas cheiravam a bons perfumes ou não tinham cheiro de nada..(rs)

Anônimo disse...

Descobri seu blog hoje e estou adorando. Eu amo a Itália e tenho algumas experi~encias para relatar. Estou no 4º dia de sua viagem.Lerei tudo até o fim. Sei que seus relatos serão de grande valia para uma próxima viagem. parabéns pelo BLOG.
Maria Barrozo.
BH/MG

Patrícia disse...

Olá Márcio1 Descobri seu blog e estou simplesmente amando. Eu e meu marido iremos para Itália dia 10 de Setembro, ficaremos 1 mês, estou montando meu roteiro e pegando muitas e muitas dicas com seus relatos. Acabei de ler o relato sobre Turim, realmente é uma pena eu não ter incluído no meu roteiro. E não posso negar, dei muita risada com as cenas da volta de Turim para Milão. Muito obrigada por este blog. Um grade abraço.

Márcio Jardim disse...

Olá Patrícia,
fico feliz que gostou do blog.
agradeço a visita.
abs

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...