.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Veneza SALVA das inundações...

Olha o que eu achei (eu sabia que eles dariam um jeito):

Veneza é uma das cidades mais visitadas no mundo pelos seus monumentos e sua localização peculiar. A cidade aninhada no lago que leva o seu nome é famosa pelos seus canais e sendo construída em milhares de pedaços de placas de terra e atolados.

A lagoa de Veneza ou pântano recebe entrada de água do mar Adriático por 3 bocas, conhecida pelos nomes de Lido, Chioggia e Malamocco. Permanentemente, a cidade de Veneza, bem como outras aldeias ou em torno da lagoa, foi exposto a inundações causadas por algumas marés mais altas do que o habitual.

Aos poucos, os problemas causados pelas marés têm vindo a aumentar, principalmente devido ao aumento do nível do mar e à acumulação de areia da bacia do rio drenado o lado da lagoa.

Depois de uma inundação particularmente dramática e grave em 1966, ele começou a falar sobre o problema de Veneza, bem como possíveis caminhos para sua solução. Desde então, vem acontecendo uma série de estudos, experiências e medições para encontrar o problema em profundidade e para projetar uma solução adequada.

Uma vez suficientemente estudado o assunto, levantou uma série de ações por parte das instituições envolvidas: o Estado italiano, a região do Vêneto e Veneza e Chioggia municípios que compõem a Magistrato alle Acque di Venezia (Veneza Water Authority) . Entre estes destaca-se os desempenhos mais espetaculares, o Modulo Sperimentale ELETTROMECCANICA sistema, chamado Mose. O nome do sistema vem de um dos protótipos (MOdulo Sperimentale Elettromeccanico) instalado em 1988 numa lagoa menor, chamada lagoa do Consorcio Venezia Nueva.

Este sistema é composto por 78 comportas com sistema basculante, com o interior oco, localizado no fundo da boca da lagoa. Durante a maré baixa, estas portas ficam cheios de água, de modo que o peso mantém sob a água, permitindo o funcionamento livre do mesmo.

Dada a previsão de "água alta", como é conhecido na zona das marés, as portas começam a se encher de ar, deslocando a água para dentro, elevando-se, criando uma represa, retendo a entrada da água do mar Adriático durante o período de "crise" no pior dos casos, durante cerca de cinco horas.

Uma vez passado o período de águas altas, os portões são preenchidos com água novamente, voltando a cair para o seu alojamento no fundo. O nível de ativação do sistema foi definido em viagens de mais de 1'10 metros.

Durante o projeto levou-se em consideração vários tipos de portas. Depois de selecionar a mais ideal, o sistema passou por uma série de experimentos com um modelo em escala de quatro anos para avaliar e refiná-la.

Em teoria, este projecto, de dimensões extraordinárias e de custos, devem apresentar uma solução para as inundações cada vez mais comum, e castigar os moradores da lagoa em mais de 70 vezes por ano.

O projeto MOSE, impulsionado principalmente pelo Estado italiano, também tem muitos detratores, que argumentam sobre o impacto ambiental, custos e dúvidas sobre a eficácia deste sistema. No entanto, a sua construção já está em andamento desde 2004. Espera-se que até 2011 todo o sistema está completo. Então, vamos verificar se todos os esforços para implementar esse projeto titânico tem valido a pena.


Fonte: http://urbanity.blogsome.com/2006/12/21/el-sistema-mose-y-el-futuro-de-venecia/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...