.

É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Atrações Turísticas - Veneza - Santa Croce - 06

Olá, pessoal...

Chegamos ao último sestieri de Veneza: SANTA CROCE... Gostei desse nome...

Amiga Wiki? "Eskindô, Eskindô...". Sim, eu sei que você está em clima de carnaval, mas... você pode nos dizer o que você tem sobre o bairro de Santa Croce? "Claro, Eskindô... O seu cabelo não nega mulataaaa...."

Santa Croce (Santa Cruz) é um dos seis sestieri de Veneza. Tal como o sestiere de San Polo, este sestiere pertence à zona chamada Luprio, onde se encontravam os pântanos salgados nos primeiros tempos da história da cidade. O seu nome faz referência à cruz de Jesus Cristo. Este sestiere é vizinho de Dorsoduro, de Cannaregio, ao qual está ligado pela Ponte dos Descalços sobre o Grande Canal, e do de San Polo.O sestiere está delimitado pelo Grande Canal a norte, pelo rio de San Cassiano a leste e Tronchetto a oeste. É o único sestiere com uma parte para circulação automóvel pois aí se encontra o parque de estacionamento da Piazzale Roma onde os automóveis que vêm de Mestre pela Ponte della Libertà. Santa Croce é o sestiere menos rico em monumentos da cidade.

Para ser bem sincero, eu estava pesquisando sobre o Sestieri de Santa Croce e não iria colocar nada de turístico, até porque os próprios sites dizem que a região, apesar de possuir edifícios muito bonitos, não reserva muitos monumentos turísticos...

Até que, lendo todo o conteúdo da minha amiga Wiki, achei este nome: CA' PESARO... Um museu... lendo as descrições, encontrei outros nomes que me deixaram louco: Gustav Klimt, Vassili Kandinsky e Henri Matisse... Sou apaixonado pelas obras do Klimt e vou ter que inserir o museu na minha lista... Nunca vi pessoalmente uma obra deste grande artista, que eu tanto admiro...

CA'PESARO
Endereço: Santa Croce 2076
Transporte:
Site: http://www.museiciviciveneziani.it/frame.asp?musid=10&sezione=musei
Horário: 10h às 18h
Preço: 8 Euros

O grandioso palácio, agora sede da Galeria Internacional de Arte Moderna (Galleria internazionale d'arte moderna) e do Museu de Arte Oriental (Museo d'arte orientale) de Veneza, foi projectado no século XVII pelo arquitecto Baldassarre Longhena por vontade da riquíssima e nobre família Pesaro. Em 1682, ano em que Longhena faleceu, o palácio ainda estava incompleto. Então, o cliente confiou a sua conclusão a Gian Antonio Gaspari, que o completou em 1710, respeitando o projecto original. Da família Pesaro, o majestoso palácio passou em seguida aos Gradenigo. Posteriormente, os padres arménios Mechitaristi utilizaram-no como colégio e, por fim, foi adquirido pela família Bevilacqua. Chegado à posse da Duquesa Felicita Bevilaqua La Masa, esta destinou o palácio a tornar-se numa galeria de arte moderna. Entre as telas e desenhos sobressaem a Giuditta II (Salomé) de Klimt; a Bagnante de Bonnard; o Rabbino de Chagall, além de obras de Kandinsky, Klee, Rouault, Matisse, Grosz, Moore, Morandi, De Chirico, Boccioni, Sironi e outros.

Nossa, fiquei muito entusiasmado!!! Como vale a pena você planejar a viagem... Apesar de gostar muito do quadro, eu não sabia que ele estava em Veneza... A história da Salomé é uma das minhas prediletas... Agora sim, fiquei mais feliz...rs

O Ca' Pesaro

A galeria...

E o quadro de Klimt...

Textos e fotos: Wikipédia.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...