É sua primeira vez por aqui? Entenda o blog: No dia 13/08/2010 eu criei este blog apenas para programar a minha viagem para a Itália... Ele cresceu muito, fiz muitos amigos e virou uma fonte de informações para muitas pessoas. Para melhor compreensão, ele foi dividido em três partes: 1) as pesquisas sobre cada cidade, atrações turísticas, gastos,... e o marcador que eu adoro: Entrando no clima, onde experimentei receitas, filmes, livros,... 2) A montagem do meu roteiro passo a passo: todos os dias estão na guia ROTEIRO FINAL; 3) O relato completo da minha viagem - todos os dias - com informações, dicas, gastos totais... etc. Estão na guia MINHA VIAGEM. Entre... o blog é seu!!! Aqui você vai encontrar informações sobre as cidades que eu visitei: Milão, Lago di Como, Turim, Verona, Pádova, Vicenza, Veneza, Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano, Siena, Arezzo, Cortona, Cinque Terre, Assis, Roma, Pompéia, Capri, Sorrento, Positano e Nápoles... Este projeto foi finalizado pois estou com outro agora: http://www.toindoparaafranca.blogspot.com/ - mas entrarei aqui uma vez por semana para responder comentários, perguntas, etc... BOA VIAGEM À ITÁLIA!!!

domingo, 30 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 19 - Roma

Bom dia, meus amigos...

Nossa, como o tempo passa rápido... Lembram quando eupublicava aqui no blog os meses, depois as semanas e, por fim, os dias que faltavam para a minha viagem?!? E já se passaram quase três meses que eu voltei... É assustador não é mesmo? Fiquei pasmo ontem: tudo já está decorado para o Natal... Parece que foi ontem que eu ajudei a minha mãe a cuidar do tender que estava no forno para a festa do ano passado... Credo! Rsrs

sábado, 29 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 18 - Assis

Boa tarde, meus amigos...

Começo este post com uma notícia triste...

Uma grande tragédia ocorreu na Itália. Enchentes devastaram cidades do norte, incluindo Cinque Terre - tema do meu post anterior. Vejam só:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Relato de viagem - Fabrício Zerves

Boa tarde amigos,

Uma das partes que mais gosto aqui no blog - mentira, eu gosto dele inteiro rsrs - é a parte dos relatos dos visitantes... Eu creio ser imensamente válido a opinião de outras pessoas, com várias visões sobre a mesma cidade, monumento, etc...

Desta vez, temos o relato do Fabrício, super hiper mega presente na página do blog no Facebook, oferecendo grandes dicas... Valeu Fabrício, muitíssimo obrigado!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 17 - Cinque Terre

Bom dia meus amigos...

Começo este post com uma grande notícia: o TÔ INDO PARA A ITÁLIA é um dos finalistas na categoria Viagem e Turismo do prêmio TOP BLOG 2011... Estou muito feliz, muito obrigado... Olha o selo de finalista aí do lado...rsrs

Agora, QUEM JÁ VOTOU, PODE VOTAR NOVAMENTE... Os votos da primeira fase foram ZERADOS. Se você gostou do blog, vota na gente...rs É só clicar no selo aí do lado ok? Muito obrigado!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Relato de viagem... por Angela Cardoso

Bom dia amigos...

Mais um grande relato de uma visitante do blog... Aproveito para agradecer a Angela por compartilhar (como eu já disse, aqui não é o Facebook, mas as pessoas compartilham... rsrs Eu sei, a piadinha é sem graça, mas eu não resisto) seu relato e suas belíssimas fotos... Vamos viajar com a Angela???

Cheguei de uma viagem maravilhosa e muito do sucesso dela, devo as sua dicas. Acabei incluindo Como e Verona por causa do Tô indo para à Itália..rs rs.

domingo, 16 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 16 - Arezzo e Cortona

Bom dia, meus amigos...

Que domingo gostoso... Com uma chuvinha daquelas que "obrigam" você a ficar na cama... Mas, estou aqui, para continuar meus relatos. Antes, gostaria de compartilhar uma dúvida que recebi por email (hoje é o dia de responder os emails do blog) do Ítalo. Vejam só:

Apesar de todo encanto e informações que você coloca no blog, você é super "pé no chão", colocando em detalhes os gastos diários, principalmente com essas metas estabelecidas por dia. Mas gostaria de saber como você faz esse cálculo? Alimentação, passagens e suvenis são controlados individualmente? ou os valores postados são pra vocês dois? Apenas hospedagem está sendo dividido?

sábado, 15 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 15 - San Gimignano e Siena

Bom dia, meus amigos...

Primeiramente peço desculpas... Fiquei alguns dias sem postar! Viajei a trabalho, com alguns outros afazeres urgentes... Mas, estou aqui de volta! Vou acelerar um pouco as postagens pois tenho que inaugurar o novo blog - http://toindoparaafranca.blogspot.com/ - em 20 de novembro... (para quem não sabe, dia do meu aniversário...rs). Vamos lá?

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 15 - San Gimignano e Siena

Foi uma surpresa: fiquei acostumado com Florença tão rápido que até me espantou... Parecia que estava na cidade há dias... Levantamos, tomamos o café e partimos para a estação Santa Maria Novella. Andava pelas ruas naturalmente... Até cumprimentei um senhor que abria seu açougue... Extremamente a vontade. Chegamos na estação e comprei a passagem para a nossa primeira parada do dia: San Gimignano...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Para ir a San Gimignano, você deve descer na Estação Poggibonsi e de lá pegar um ônibus que te levará para a cidade.

Pagamos 5,30 euros pela passagem e lá fomos para SG. Depois de uma hora mais ou menos, descemos na Estação Poggibonsi...


Na lanchonete da pequena estação, você pode comprar a passagem de ônibus para SG. Custa 1,95 euros...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Você pode comprar o bilhete de ida e volta para a estação, fica mais cômodo e barato... Mas, uma dica importante: se você vai para outro lugar de ônibus (como eu - Siena, por exemplo), poderá pegar o transporte na porta de SG, ou seja, não precisará do bilhete de volta para a estação... Foi o que eu fiz!

Esperamos o ônibus. Na porta da Estação há um painel avisando a hora de chegada...


O ônibus chegou exatamente na hora marcada. Embarcamos e em pouco minutos - e uma vista fabulosa - chegamos na entrada da cidade...



Entrei e me encantei... (ficou um trocadilho, mas foi isso mesmo o que aconteceu). A cidade é linda, charmosa e fantástica. Você leu aqui no blog:

San Gimignano é uma comuna italiana da região da Toscana, província de Siena, com cerca de 7.105 habitantes. Estende-se por uma área de 138 km², tendo uma densidade populacional de 51 hab/km². Faz fronteira com Barberino Val d'Elsa (FI), Certaldo (FI), Colle di Val d'Elsa, Gambassi Terme (FI), Poggibonsi, Volterra (PI).

Foi um importante ponto para as peregrinações até Roma pela Via Francigena. As famílias de patrícios que controlavam a cidade construíram cerca de 72 torres-casa (algumas atingem 50 m de altura) como símbolo do seu poder e riqueza. Embora hoje só existam 14 de tais estruturas, San Gimignano mantém a atmosfera feudal e é muito procurada pelos turistas. A pequena localidade contém muitas obras de arte datadas dos séculos XIV e XV.

E anote: LINDA!



Eduardo no poço que fica no meio da praça central...

E mais uma vez a grande dica de acordar cedo e partir para a cidade deu resultado. Chegamos e não tinha praticamente ninguém (mais tarde, "brotaram" turistas de todos os lados... foi difícil andar pelas pequenas ruas da cidade...) Mas, o que eu queria era:

A Gelateria com o melhor gelato do mundo

Vocês podem ver pela foto que não tem quase ninguém dentro da pequena gelateria... Depois que saímos, andamos pela cidade e passamos por ela novamente... a fila era interminável!!! Todos querendo provar o melhor sorvete do mundo...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Aproveite para comprar o sorvete na hora que chegar na cidade para evitar filas enormes...

É claro que eu provei o de chocolate! E garanto: É MARAVILHOSO! Merece o título! Para ser sincero, eu pensei que o gelato desta gelateria fosse uma fortuna pelo título que ela possui... Muito pelo contrário: a mesma média dos outros gelatos da Itália... Peguei um copinho de 3,50 euros... 

Depois de passar o dedo e raspar todo o potinho de sorvete, (rsrsrs) eu queria subir em uma das Torres da cidade para ver a vista (5 euros)... Foi neste momento que me apaixonei de vez pela cidade... CUIDADO: A cidade é paixão a primeira, segunda, terceira, quarta.... vista!












Eu só tenho uma coisa a dizer: COLOQUE A CIDADE EM SEU ROTEIRO... e ponto final!

Olha a vista desta porta... então, você pensa: "Não tem como melhorar..."

Ah, tem... uma cantora com uma voz magnífica... e que música!!
Emoção total!

E essa vista?!?!



 E o que eu posso dizer sobre as lojas e os produtos locais?!?!
Prestem atenção nestes queijos... Vocês não imaginam o aroma!!! E o sabor?!?

As ruas... Ahhh, as ruas... Perfeitas!!!




Este foi nosso almoço, em um restaurante na entrada da cidade... Uma tábua de frios com um bom vinho! Custo: 22 euros - 11 euros para cada um... Ôh, delícia!!!

Já me fizeram diversas vezes a pergunta: "Qual foi a cidade que você mais gostou?!?" Confesso: eu gostei de todas, algumas bem mais, outras bem menos... Mas, San Gimignano... Foi um encanto! Você se sente realmente na Itália!!! Linda, majestosa, encantadora... Parece aquelas cidades que ficam dentro daquelas bolas de vidro com água, comuns no Natal...rsrsrs E os velhinhos da cidade?!?! Um capítulo a parte... Você tinha vontade de pegar e apertar até dizer chega... Todos com cara de vô e vó.

É uma sensação única... Toda a cidade de pedra, com torres, no alto de uma colina, com aquela vista maravilhosa... ai ai... Se eu pudesse, eu passaria alguns dias ali para descansar... O único problema são as dezenas de milhões de turistas... Eu escolheria uma época mais tranquila... Deve ser maravilhoso acordar, ver aquela vista, tomar um café demorado com os velhinhos, passear...

Agora falando sério: eu me apaixonei!!! Não queria ir embora! Sentado no restaurante, com uma taça de vinho na mão, vendo aquela entrada da cidade... quase rasguei todos os outros tickets de trem para ficar ali mesmo, sem nem levantar...rs Tudo o que você escutar de bom sobre SG multiplique por dez... E mais uma vez: coloque ela no seu roteiro! Acredite em mim... Você vai voltar neste blog e me agradecer por isso!

Bem, mas eu tinha que ir né?!?! Fazer o quê...rsrs Agora estava com medo! Deveria ter programado SG para o final... Duvido que eu vá gostar de alguma cidade da mesma forma...rs É Toscana pura e cristalina... Juntamos todas as sacolas (comprei mini vidros de azeite, nociola, amêndoas, etc...) e fomos para o ponto de ônibus que fica bem próximo da entrada para a cidade esperar o ônibus para Siena... Demorou um pouco e em todo esse tempo fiquei observando a entrada da cidade... Juro: eu poderia muito bem passar uma temporada na cidade, como um retiro pessoal.

O ônibus chegou... Subimos - bilhete 5,50 euros - e a vista durante a descida do ônibus é linda... Sabe aquels filmes que mostram imagens da verdadeira Toscana? Com arbustos, pequenas estradas,...? Então... é aqui que elas estão...rs

Chegamos em Siena... Vimos aqui no blog que:

Siena é universalmente conhecida pelo seu património artístico e pela notável unidade estilística do seu centro histórico, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade. As principais atrações de Siena estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da Piazza del Campo, que tem forma de leque. Uma das maiores praças medievais da Europa, a piazza fica no meio das 17 çontrade (paróquias) da cidade. A antiga rivalidade existente entre elas é lembrada, de dois em dois anos, no Palio. Nas ruas, podem-se ver os símbolos das paróquias em flâmulas, placas e entalhes, demonstrando a lealdade dos moradores à contrada onde nasceu. Andar por Siena, situada em uma colina, também pode revelar encantadores refúgios e paisagens inesperadas.

Nossa primeira missão era encontrar a Piazza del Campo, o que não foi nem um pouco difícil...





Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura, século XIV), com a famosa Torre del Mangia.

O maravilhoso Duomo.

Fuente Gaia de Jacopo della Quercia.


Essa foto ficou boa... rsrsrs E o Eduardo nem percebeu que eu tirei...rs

Siena é bem maior do que eu imaginei... Estava lotada e muito suja devido as dezenas de turistas que emperravam qualquer passagem. A falta de organização nos monumentos turísticos tirou toda a nossa vontade de conhecer algo por dentro... Ninguém respeitava fila, todo mundo gritava e ninguém se entendia... Eu deveria ter feito o contrário: ir primeiro para Siena e depois San Gimignano...

Não sei se eu estava ainda em êxtase por SG, mas Siena não foi um ponto muito alto para mim. Mesmo assim, passeamos muito e nos divertimos... Não estou dizendo que foi ruim, até porque ela tem seus encantos e sua arquitetura é muito bonita... Adorei o Duomo e a Piazza é grandiosa... Gostaria muito de conhecê-la na época do Palio - a grande festa da cidade... Ela deve ficar linda!!!

E foi em Siena que encontramos o maior número de brasileiros... e alguns em horríveis condições: pedindo dinheiro ou tentando conversar com alguém em português... Fiquei triste vendo algumas situações...

Voltamos para Firenze - 6,50 euros o bilhete de ônibus... Descemos no ponto da empresa Sita - http://www.sitabus.it/ - que possui os ônibus que fazem estas rotas pela Toscana...

Fomos para o hotel e entrei direto no chuveiro... deitei, com um belo sanduíche feito no quarto, e fui ver um pouco de TV... Reclamamos da TV no Brazil... Mas, garanto: as nossas redes são bem melhores...rsrsrs


GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Ticket - trem de Firenze/Poggibonsi: 5,30 euros
- Ticket - ônibus até San Gimignano: 1,95 euros
- Gelato: 3,50 euros
- Ingresso - Torre: 5 euros
- Almoço: 11 euros
- Ticket - ônibus de SG/Siena: 5,50 euros
- Doces em Siena: 4,50 euros
- Ticket - ônibus de Siena/Firenze: 6,50 euros
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 67,75 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 15 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 32,25 euros






domingo, 2 de outubro de 2011

Meu relato de viagem - dia 14 - Pisa e Lucca

Bom dia, pessoal...

E vamos agilizar estes posts, não é mesmo? Logo, tenho que iniciar o novo blog... e já tenho dezenas de idéias... Aguardem!

E hoje vamos comentar a viagem para um dos lugares mais visitados na Itália: PISA... E depois, um pulinho em Lucca (ontem, eu escolhia as fotos para este post e achei uma que tirei de uma bruschetta que comemos no almoço em Lucca... não aguentei e fiz em casa... ficou parecida... pelo menos"matei" um pouco a vontade...rs)

Então, pegue uma receita de bruschetta (e já deixe os ingredientes preparados), separe as fotos de "micos" que você já pagou em viagens, lembre-se do ditado "torre que nasce torta, nunca se indireita..." E VEM COMIGO para:

Marcelino, como está a Itália??? Magiorno - Dia 14 - Pisa e Lucca

Acordamos muito cedo... Depois de ver as centenas de milhares de turistas na Estação Santa Maria Novella, eu fiquei com receio de não achar passagens de trem para Pisa... Tomamos café no quarto - suco, frutas e sanduíche de queijo e presunto, tudo comprado no mercado. Saindo, a Angelica estava na recepção - ela é muito simpática. Perguntou para onde iríamos naquele dia... Explicamos e ela deu uma dica ótima:

O PULO DO (GATO) TURISTA: Há um bilhete vendido em tabacarias que você pode utilizar para viagens curtas... Você vai agradecer esta informação de joelhos quando ver as filas intermináveis das bilheterias e dos postos de auto atendimento para venda de tickets da Estação Santa Maria Novella...

Este eu comprei na tabacaria da Estação... Custou 5,90 euros. Com ele, você pode andar 90km. Mas, NÃO ESQUEÇA DE VALIDÁ-LOS NAS MÁQUINAS AMARELAS.

Depois de comprar o bilhete, é só procurar nos telões o trem que vai para PISA CENTRALE...

A viagem dura mais ou menos uma hora. Muito tranquila... Descemos na Estação e, como era muito cedo, estava quase tudo deserto... Pelo mapa, era só seguir reto em uma rua... Paramos para tomar um café (1 euro) e, de repente, começou o movimento. Você nem irá precisar de mapa: todo mundo vai para uma única direção.

Todos para uma única direção...

Informações aqui no blog sobre Pisa: http://toindoparaaitalia.blogspot.com/2011/04/pisa.html

E seguimos o fluxo...



E, quando você menos esperar, irá ver a seguinte imagem:


Vendo isto, seus passos começam a acelerar e, quando você prestar atenção, está correndo para chegar logo... para ver esta imagem:

Para fazer graça, o pinheiro da direita pendeu para a mesma direção da Torre...


Confesso: ela é menor do que eu imaginei... mas, não tem como você não ficar admirado. O Campo dei Miracoli onde ela está situada ainda é formado pelo Duomo, o Camposanto e o Batistério... Como chegamos cedo, poucas pessoas passeavam pelo local... e foi ótimo! É um lugar que oferece uma sensação de paz, sendo muito claro e aberto.

Um dos nossos objetivos era subir na Torre. Como diz o Eduardo: "Vir a Pisa e não subir na Torre e como ir a Veneza e não passear de gôndola..." Chegamos na bilheteria e pedimos dois ingressos para a Torre. De repente, escuto do atendente: "Somente para a Torre?" - em português... Era brasileiro e conversamos alguns minutos...

O PULO DO (GATO) TURISTA: Para visitar a Torre, você deve deixar sua bolsa ou mochila na bilheteria. O horário é marcado - a visita dura 20 minutos - e só podem subir 30 pessoas de cada vez.

Vejam no quadro: o horário (de 20 em 20 minutos) e a quantidade de pessoas. O preço do ingresso para a Torre é 15 euros. Para visitar o Duomo, o Batistério e os Museus, você deve pagar separado... Sinceramente, eu não estava com vontade. Vimos o Batistério da porta, pois esta estava aberta... O Duomo, a mesma coisa... Então, não achei que valesse a pena pagar para entrar nos dois... Como já vimos no blog, preços e horários para todos os monumentos aqui: http://www.opapisa.it/it/organizza-la-tua-visita/informazioni-pratiche/tariffe-e-agevolazioni.html

No horário marcado, entramos na Torre... e você percebe totalmente a inclinação na hora que está subindo. As escadas são em espiral e em alguns momentos você tem que se apoiar na parede...

Pelo menos nesta tem janelas e é iluminada...
Diferende da Cúpula do Duomo em Florença...rs


Preste atenção nos degraus: bem gastos, não é mesmo?


O Batistério e o Duomo...

A minha perdição... tudo aquilo do lado esquerdo são barraquinhas
de lembranças, bugigangas, etc...


No alto da Torre...

Após os 20 minutos, há um aviso para descer... ok, fazer o quê? Rsrsrs

O Batistério...

Esta foto é considerada um "mico" mas, quem não faz!?


Dezenas de pessoas pagando o mesmo "mico"...

E Pisa é isso... Com certeza em meio dia você vê tudo (nós chegamos às 8h30 e 11h30 já estávamos indo embora). Ficamos mais um pouco sentados nessa grama maravilhosa e partimos para nossa segunda missão do dia...

Tchau, Torre Pendente...

É muito engraçado ir embora de Pisa... como fomos cedo, tivemos a oportunidade de apreciar a Torre e adjacências sem nenhum movimento. Na volta, centenas de turistas caminhavam em direção a Torre. Sim, COM CERTEZA todos vão para Pisa somente por ela...rsrs

Já era quase hora do almoço e resolvemos almoçar no McDonnalds... Ok,... entendo que muita gente não gosta, não é saudável, etc, etc... Mas, lembre-se: um panini na Itália pode custar até 6 euros e um hambúrguer do McDonnalds custa 1 euro... É uma opção a ser considerada... Olhem os preços:



Enquanto comíamos, uma moça que estava sentada na mesa do lado juntamente com um homem não parava de olhar para nós... De repente, ela perguntou: "Por acaso você não é do blog TÔ INDO PARA ITÁLIA?!?",.. O Eduardo respondeu: "Sim, é dele...". Nossa, fiquei todo sem graça... rsrs Ser reconhecido na Itália?!? Chique, não é mesmo? De repente, ela mostrou o celular... Ela estava no blog e procurou a minha foto para ver se era eu mesmo... Disse que seguia o blog há muito tempo e o consultava sempre... Fiquei todo emocionado e orgulhoso... Olha a foto para provar:

Se vocês estiverem lendo este relato, queria dizer que foi um prazer encontrá-los. Muito obrigado pelo carinho e pelo confiança no blog... É a maior recompensa que nós, blogueiros, ganhamos!

Pagamos baratíssimo pela passagem para Lucca - 2.50 euros - e em 25 minutos estávamos na nossa segunda parada do dia... 


O traçado regular das ruas de Lucca ainda segue o padrão da antiga colônia romana, fundada em 180 a. C. Muralhas maciças, construídas entre os séculos 16 e 17, ajudam a impedir o trânsito de carros e favorecem os passeios a pé.

Homem praticando Yoga na entrada da cidade...

A muralha que circunda Lucca...

Para vocês: uma idéia da muralha em volta da cidade...

Eu tinha um mapa de Lucca... Mas, para ser sincero, deixei dentro da mochila e consultei poucas vezes. Eu queria passear, sem compromisso com nada... Lucca é uma cidade muito pequena e bem italiana... passear é a melhor opção!




A praça - Anfiteatro - de Lucca...



Para ilustração - foto aérea da praça.



Igreja de San Michele...

A casa de Puccini - essa eu olhei no mapa...rs

Homenagem a Puccini

Tirei esta foto para ilustrar a diferença entre comer sentado ou levar (ou comer em pé). A foto está tremida porque a dona da loja não gostou muito da idéia...rs Veja: Uma granita - para levar ou tomar em pé: 2 euros; para tomar sentado no bar: 4 euros (o dobro). Claro que eu comprei e tomei andando...rs

AHHHHH!!! As bruschettas que falei no início do post... Gente do céu, vocês não imaginam como isso estava bom!!! E só era pão, tomate e temperos... Nossa Senhora do Viajante... Preço: 5 euros pelas duas. Eu pedi duas e o Eduardo duas... E 3,50 por uma cerveja ótima. MARAVILHOSAS!!!

Após o lanche, voltamos para a Estação. Compramos o bilhete para Firenze - 5,30 euros - e fizemos uma viagem muito tranquilo e gostosa...

Bilhete de volta para Firenze - 5,30 euros cada uma. Duas, 10,60 euros... Somente um ticket para duas passagens... economia de papel, muito bem!

Não consigo dormir nestas viagens... Eu quero ver tudo, presenciar tudo, não perder nenhum detalhe... Aproveitei também para fazer um balanço do dia... Finalmente conheci a famosa Torre de Pisa! Até agora, não tivemos nenhum problema, tudo estava maravilhoso, extamente como o roteiro... Tentei fechar os olhos um pouquinho, mas não consegui... O motivo?

Felicidade....

GASTOS $$$ -
Gastos: Márcio (base apenas de um viajante para melhor compreensão)
Somente gastos com alimentação, hospedagem, bilhetes de entrada, transporte...

- Ticket - Firenze/Pisa: 5,90 euros
- Café: 1 euro
- Visita - Torre: 15 euros
- Almoço: 5,90 euros - McDonnalds
- Ticket - Pisa/Lucca: 2,50 euros
- Granita: 2 euros
- Bruschettas e cerveja: 8,50
- Ticket - Lucca/Firenze: 5,30
- Diária no Hotel Locanda di Firenze: 49 euros (24,50 para cada um) - http://www.locandadifirenze.com/  

TOTAL DO DIA: 70,60 euros

PREVISÃO DE GASTOS DO 14 DIA - ROTEIRO FINAL: 100 euros

SOBROU: 29,40 euros

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...